Sugestões de leitura



5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Para assinalar e relembrar o dia deixamos as propostas de leitura. Não se esqueçam que a diferença está nos pequenos gestos do dia a dia. proteger o ambiente é um dever de todos nós. Juntos podemos fazer a diferença, juntos podemos salvar vidas, juntos podemos salvar o NOSSO planeta!

"A árvore da escola" de António Sandoval com ilustrações de Emilio Urberuaga




« No pátio da escola havia uma árvore. Só uma. O Pedro gostava de correr perto daquela árvore durante o recreio. Quando passava ao seu lado olhava-a de soslaio, para não chocar com ela. Um dia parou e reparou nela. Era fininha, com ramos delgados, pareciam de arame, e tinha algumas folhas secas. Pedro aproximou-se e acariciou-lhe o tronco. De repente, brotou uma folha nova. "A árvore da escola", com texto de Antonio Sandoval e ilustrações de Emilio Urberuaga. conta a história de uma espécie botânica única no mundo: uma árvore que se alimenta de carinho e companhia. 
Uns raminhos frágeis e delgados florescem e transformam-se numa árvore frondosa, capaz de receber ninhos e passarinhos, baloiços e crianças, e até uma cabana que se faz biblioteca. A certa altura, da árvore nasce uma semente e o ciclo de carinho e crescimento recomeça com uma nova árvore e uma nova escola...»


"O pequeno Livro do Ambiente" de Christine Coirault
                              
Christine Coirault aventura-se a explicar aos mais novos conceitos de ecologia e de boa utilização dos recursos do planeta. Os interlocutores são sempre animais, desde elefantes, macacos, hipopótamos, pinguins, polvos, cangurus, aranhas, que interpelam o leitor com afirmações. «Fecha sempre a torneira da água enquanto lavas os dentes», ou «Não deites lixo para o chão. É sujo e pode ser perigoso». Estes são alguns exemplos de um livro que pretende ser amigo do ambiente e cuidar bem das riquezas naturais, máximas a pôr em prática logo desde os primeiros anos de vida, quando a consciência de que se fizermos bem aos outros, estamos a fazer-nos bem a nós próprios. Com ilustrações da própria autora do texto, O Pequeno Livro do Ambiente constitui-se como uma bússola que orienta os mais novos na caminhada verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário