Manuela Ribeiro - a obra
Para recebermos da melhor forma a escritora Manuela Ribeiro, trabalhámos a obra: "Uma Letra, Mil Palavras".
Os alunos foram descobrindo aos poucos do que tratava o livro, sem que lhes déssemos pistas. Todas as letras do alfabeto, aqui estão representadas e dessas mesmas letras, surgem “mil” palavras.
Surgiram quadras muito interessantes, feitas coletivamente por cada turma. Vejam os exemplos:
“O gato gosta de brincar,
Atrás do rato correr,
Saltar e pular,
Dormir e comer.”
“O ouriço-cacheiro,
Animal em extinção,
Pequenino e não ligeiro,
Hiberna em que estação?”
“Eu vi um urso branco,
Que andava na neve.
Sentou-se num banco,
Para se sentir mais leve.”
Manuela Ribeiro - o encontro
A BE do Centro Escolar da Sé recebeu na passada segunda-feira a visita da escritora Manuela Ribeiro, natural de Caldas da Rainha, autora de diversos livros para a adolescência e juventude, com destaque para a Coleção Aventuras de Miguel e Ricardo, já com dez títulos editados. Outra coleção intercala com esta, Coleção Aventura de Viver.
No entanto, não fica por aqui a sua produção literária. Nesta sua visita presenteou-nos com a leitura do livro Uma Letra, Mil Palavras, publicado em 2012, pela Editora Gato na Lua, composto por sextilhas com cada uma das letras do alfabeto.
“As letras puseram-se a brincar entre si e então aconteceu uma coisa nunca vista: surgiu um imenso mar de palavras no qual convivem agora alegremente um relógio avariado, um jacaré acrobata, uma formiga apressada, um pente desdentado, um rato astronauta…” (Contracapa do livro Uma Letra, Mil Palavras). Aqui fica um exemplo:
“O iglu é uma casinha
Toda muito redondinha
Feita de gelo polar.
O seu dono é um
esquimó
Que passeia de trenó
E leva o dia a pescar.”
Sem comentários:
Enviar um comentário