A BIBLIOTECA É O TEMPLO DO SABER ...porque a leitura é como a música da imaginação, que nos faz percorrer os caminhos da sabedoria...
14/06/2017
13/06/2017
HORA DA PEQUENADA - JUNHO....
No dia oito de junho, os estagiários
da Escola Superior de Educação, apresentaram ao JI da SE3, duas histórias “O
Lobo que queria ser artista” e “O Lobo que se achava o maior” de Lallemand,
Orianne e Thuillier, Éléonore. No seguimento das narrações, os estagiários
desenvolveram uma atividade de Expressão Plástica, relacionada com as obras
trabalhadas anteriormente. Com orientação dos estagiários, cada aluno teve
oportunidade de personificar uma medalha, com variados materiais. Por último,
todos saíram radiantes e alegres, com um belo colar à volta do pescoço.
*CLICAR na imagem para visionar fotos.
*CLICAR na imagem para visionar fotos.
01/06/2017
ARTE NA ESCOLA NO DIA DA CRIANÇA 2017
No Dia da Criança, a equipa da BE
do Centro Escolar da Sé, convidou todos os alunos para a elaboração de um mural,
exposto no interior da escola. Cada criança esboçou um desenho, de tema livre e
pintou com os diversos materiais apresentados. Consequentemente, surgiu uma
multiplicidade de ilustrações que encantaram os olhares curiosos de quem
passeava pelo corredor.
* CLICAR AQUI OU NA IMAGEM PARA VISIONAR FOTOS
29/05/2017
ENCONTRO COM A ESCRITORA PALMIRA MARTINS
No âmbito do Festival Literário,
a equipa da BE do Centro Escolar da Sé, com os alunos e professores das turmas dos
1º anos, em articulação com educadores e os alunos finalistas do JI da SE3/SE2
e do JI de Santiago desenvolveram, ao longo da semana, atividades relacionadas
com a vinda da escritora, Palmira Martins. As obras escolhidas foram “Conversas
de Capoeira e muita brincadeira” e “Aventura no Abecedário”.
Finalmente, chegou o dia 31 de maio,
ansiosamente aguardado… os alunos presentearam a autora com atividades variadas
relativas às obras trabalhadas.
A escritora, por sua vez, brindou
os alunos com a leitura de uma história, acompanhada de uma animada canção.
A sessão terminou com a oferta de
uma almofada ilustrada pelos alunos, seguindo-se de um momento reservado a
autógrafos.
Todos os que assistiram
deliciaram-se com a ternura e simpatia da autora, para além de ficarem mais
enriquecidos.
* CLICAR NA IMAGEM PARA VISIONAR FOTOS
* Vídeo do encontro, no menu respetivo deste blogue.
28/05/2017
Biblioteca Escolar vai à Escola....
Durante o mês de maio, a equipa
da BE, do Centro Escolar da Sé, deslocou-se às escolas dos Formarigos,
Rebordãos e Beatas, levando, como é habitual, a maleta repleta de livros
diversificados, para ficarem nas referidas escolas, até à próxima visita.
Desta vez, a equipa da BE,
apresentou a obra “Abre com muito cuidado, este livro está mordido” de “Nick
Bromley” e “O crocodilo que não gostava de água” de “Gemma Merino” duas
histórias bem divertidas.
As aventuras do crocodilo
conduziram as crianças para um mundo fantástico e imaginário, despertando a
curiosidade de cada uma.
No final da atividade cada aluno
ornamentou uma parte de um crocodilo em cartolina, cortado em partes iguais
(cabeça, tronco e membros) utilizando materiais diferenciados com mistura de
cores e texturas.
Posteriormente, será elaborada a
montagem e composição de um livro conjunto com os crocodilos terminados, dando
origem a crocodilos diversificados.
Os alunos participaram ativamente
e com muito entusiasmo. Os objetivos propostos foram conseguidos na sua
plenitude.
* Clicar na imagem para visionar fotos.
16/05/2017
Hora da Pequenada ....."O Cuquedo"
No
dia vinte e sete de abril, as estagiárias da escola Superior de Educação,
apresentaram ao JI da SE3, do Centro Escolar da Sé, “O Cuquedo”, uma obra de Clara Cunha, com
ilustrações de Paulo Galindro.
A
atividade decorreu dentro dos parâmetros planeados e as crianças participaram
entusiasticamente.
No
término, pintaram os animais pertencentes à história e cada um apresentou o seu
animal colorido.
* Clicar na imagem para ver Fotos da atividade.
WORKSHOP "CORTES E RECORTES"
O professor
Acácio Pradinhos presenteou os alunos, do Centro Escolar da Sé, com um workshop
bem interessante e diferente, repartido por duas
sessões, que tiveram lugar nos dias três e dez de maio, direcionadas a todas as
turmas de 1º ciclo.
O principal
objetivo deste projeto, passou pela motivação e reforço das aptidões ligadas à
arte (Expressão Plástica), de forma criativa e inovadora, através do corte e
recorte, utilizando somente, a tesoura.
Em
cada sessão, o prof. Acácio deu a conhecer um pouco da sua história,
relacionada com o recorte e mostrou as suas extraordinárias habilidades artísticas.
Cada
participante elaborou um “boneco” recortado com a tesoura e personalizou-o com
diversos materiais.
Todas
as crianças e docentes presentes envolveram-se por completo, nas tarefas
propostas.
Todos
ficaram mais ricos, com esta atividade tão
apelativa e divertida!
* Podem visionar o vídeo clicando na imagem, através do link indicado ou no respetivo menu deste blogue.
Link do Vídeo: https://youtu.be/Okyw4gZpk0w
Subscrever:
Mensagens (Atom)








