A BIBLIOTECA É O TEMPLO DO SABER ...porque a leitura é como a música da imaginação, que nos faz percorrer os caminhos da sabedoria...
28/04/2017
27/04/2017
21/04/2017
JARDIM DE SANTIAGO VAI À BE -Centro Escolar da Sé
No dia vinte de abril, a equipa
da BE, do Centro Escolar da Sé, recebeu o JI de Santiago, juntamente com o JISE3
do Centro Escolar.
Esta atividade realizou-se no
âmbito do Dia Mundial do Livro e o tema foi introduzido/trabalhado com a
exploração e leitura das obras “Abre com muito Cuidado” de NicK Bromley e “ O
crocodilo que não gostava de água” de Gemma Merino, alusivos à temática.
A curiosidade das crianças foi
estimulada através das aventuras ocorridas ao crocodilo, personagem principal
das hístórias apresentadas.
Ao nível da Expressão Plástica,
cada aluno teve oportunidade de embelezar uma parte de um crocodilo em
cartolina, cortado em partes iguais (cabeça, tronco e membros), com recurso ao
recorte, colagem e utilização de material de desperdícios de várias cores e
texturas. Posteriormente, será elaborada a montagem e composição de um livro conjunto
com os crocodilos terminados, dando origem a crocodilos diversificados.
Os alunos participaram
ativamente. Os objetivos propostos foram conseguidos.
* Para visionar fotos clicar na imagem
07/04/2017
06/04/2017
SEMANA DA LEITURA 2017 EM RETROSPETIVA
No âmbito da “Semana da Leitura”
com o lema, “O Prazer de Ler”, a equipa da BE organizou durante a semana de 27 a 31 de março diversas
atividades com o objetivo de promover um maior envolvimento da comunidade
educativa, sensibilizando para a importância e gosto pela leitura.
A sessão de abertura ocorreu no
período da manhã, do dia 27 de março, com as boas vindas, e continuou com
atuações musicais entoadas pelos alunos, seguido de leituras de poesias ao som
da música, tendo os alunos sido agraciados com prémios e diplomas para os
melhores leitores do mês de fevereiro. Para finalizar, os alunos transportaram
e colocaram a tarja,” Semana da Leitura” na fachada principal da escola, dando
assim início à festa da leitura.
Ao longo da semana, todos os dias,
os alunos reforçaram “O prazer de Ler”, declamando poemas, no átrio da escola,
para a comunidade educativa. Algumas turmas deslocaram-se a outras salas de
aula e a instituições locais com a finalidade de partilhar leituras, reforçando
o lema “O Prazer de Ler”.
No decorrer da semana realizou-se
a decoração dos espaços escolares, com trabalhos elaborados pelos alunos em
colaboração com a família.
No dia 28 efetuou-se a
apresentação do livro, “Maggy a fada 2”
dramatizada pelos alunos de 3º e 4º anos.
Na parte da tarde de quarta-feira,
a professora de Inglês, Marta Pereira, apresentou “kids Read!”, “O Prazer de
Ler” para a pequenada. A professora brindou ainda todas as turmas de 1º ciclo com
uma história em Inglês, “Knock, Knock, Knock! There is a story!”
Os alunos de 4º ano da SE9,
participaram na atividade “Leituras Diferentes” na BE e apresentaram essas
leituras pelas diversas turmas, nas
salas de aula.
No último dia, a convite da BE,
os avós surpreenderam os netos com “O Prazer de Ler com os Avós”, terminando
com a entoação de uma canção e de um chá quentinho oferecido pela escola. Nesta
atividade foram reforçados os laços de encanto e ternura entre as várias
gerações.
Foi uma semana de intensas e
diversificadas atividades onde o lema comum foi “O prazer de Ler”!
* FOTOS E VÍDEOS NO FACEBOOK DO CENTRO ESCOLAR DA SÉ (Cesé Bragança)
24/03/2017
SEMANA DA LEITURA 2017
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EMÍDIO GARCIA
Programa:
27 de março
- Sessão
de abertura nos diversos espaços escolares
- Leitura intergeracional com a
Universidade Sénior (2º ciclo)
28
de março
- Terceira fase do Campeonato de Língua
Portuguesa (2º ciclo)
- Jogos interativos com o Kahoot (3º
ciclo)
29
de março
- O Prazer de Ler ao Ar Livre (pré-escolar
e 1º ciclo)
- Estendal de Poesia (2º ciclo)
- Colaboração no Sarau de Poesia (2º
ciclo)
- Concurso
“Spelling Bee” (3º ciclo)
30 de março
- Palestra com João Paiva no Auditório Paulo Quintela “Ciência, Cultura e Literatura” (ensino secundário)
- Peddy Paper na BE (2º ciclo)
- Sessões de poesia na BE (3º ciclo e
secundário)
31
de março
- “O prazer de Ler com os Avós” (pré-escolar
e 1º ciclo)
- Poemas Fragmentados (2ºciclo)
-Encenação do Poema”Não me Chames Estrangeiro” (alunos do programa Erasmus)
- Cerimónia de entrega de prémios aos
alunos
Ao
longo da semana no Agrupamento:
- Apresentação dos livros: Maggy, a Fada2 (1º ciclo) e Perguntem a Sarah Gross (3º ciclo e ensino
secundário)
- “O Prazer de Ler com os Pais” (pré-escolar e 1º ciclo)
- “Ler é …”- criação de um painel coletivo (2º
ciclo)
- “Ciência na BE”: Leitura
Científica na BE (alunos do cursos profissionais)
- “O Prazer de Ler”: instalações,
articulando a Arte e a Literatura (todos os níveis de ensino)
- “Leituras Partilhadas” (todos os
níveis de ensino).
............/..........
A 11ª edição da Semana da Leitura pretende, mais uma vez, "que a leitura seja dinamizada em ambientes festivos e plurais que envolvam as suas comunidades educativas e a população em geral em atividades centradas na leitura e no prazer de ler em todos os momentos e em qualquer lugar.
A relevância do ato de ler, a partilha do gosto que decorre da experiência da leitura é uma oportunidade para se estreitarem laços e para se cimentarem partilhas, para propiciar um crescente conhecimento de cada um e dos outros, para estimular a imaginação, o sonho e a compreensão da realidade e do mundo. Partilhar o gosto pela leitura é, nesta medida, uma forma de se convidarem as crianças, os jovens e os adultos a, também eles, serem leitores, conhecendo e partilhando narrativas, discutindo ideias e sensações, explorando a musicalidade das palavras e refletindo em conjunto sobre o que se lê."
A 11ª edição da semana da Leitura irá decorrer, de acordo com o programa (a divulgar) entre 27 e 31 de março, sendo este último dia dedicado aos avós.
Subscrever:
Mensagens (Atom)









