30/11/2016

Concurso "Conta-nos uma história!"



O Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft e a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI), lança a 8.ª Edição do concurso "Conta-nos uma história!".
Esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.
 
As histórias a admitir a concurso, em língua portuguesa e em língua inglesa (3.º e 4.º anos), podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc. Em todos os casos, devem conter um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos.  
 
Para mais informações consultar site (clique aqui)
 
 
 

21/11/2016

Autor da obra "A minha mãe anda estranha" no Centro Escolar....


"A minha mãe anda estranha"

de Ricardo Baptista

Obra premiada, em outubro de 2015, com o Prémio Literário Maria Rosa Colaço, destinado à Literatura Infantil.

A obra 'A minha mãe anda estranha' dá-nos a conhecer o quotidiano de Clara, uma menina de oito anos cuja vida passa por um período de grandes mudanças. A Clara sente que algo se passa ultimamente com a sua mãe. Há imensas coisas que podem explicar isso, o que lhe desperta a curiosidade.

Clara ainda escreve devagar, mas já se apercebeu de como os pensamentos 'correm muito depressa' e 'quase nunca esperam por nós'. Assim, Clara escreve. Escreve para pensar melhor, para saber quem é, para organizar a vida e os dias, cheios de pequenas peripécias e grandes descobertas, como a de que é possível escrever 'poesia que não rima' ou a de que 'ser adulto é resolver imensas coisas'.”
 
* O escritor estará presente, no Centro Escolar da Sé, no próximo dia 25, sexta feira às 14:30, pelo que os alunos que pretendam adquirir a obra do autor e autografá-la, o poderão fazer na Biblioteca do Centro Escolar da Sé.

19/11/2016

CHÁ COM LETRAS ......


A Biblioteca do Centro Escolar da Sé, encerrou o mês Internacional da Biblioteca Escolar, no dia 15 de novembro, com mais um Chá com Letras, animado com música ao vivo pelos colegas "ZÉZÉS".

01/11/2016

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, com o lema “ Aprende a descodificar o teu Mundo”, a equipa da BE dinamizou, ao longo de todo o mês de outubro, a atividade “Vamos Festejar na BE”, com o objetivo de sensibilizar e incentivar os alunos para a sua utilização.
Todas as turmas participaram no Bibliopaper com empenho e animação.

* Vídeo de atividades no menu respetivo deste blogue.

30/10/2016

Vamos Cantar na Biblioteca.....


No âmbito da comemoração do mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a equipa da BE do Centro Escolar da Sé, promoveu uma atividade de articulação, deslocando-se à Junta de Freguesia de Rebordãos, proporcionando assim uma manhã diferente, fora da sala de aula, direcionada aos alunos do pré-escolar e do 1º CEB, da referida localidade, juntamente com os alunos da escola dos Formarigos.
Na sessão realizada “Vamos Cantar na BE!”, foram apresentados e memorizados os versos de uma das lengalengas do livro “O som das lengalengas” de Luísa Ducla Soares, com o auxílio de figuras geométricas de diferentes cores. Para finalizar, cantou-se a lengalenga com acompanhamento musical. A atividade terminou com a distribuição de bolachas em forma de figuras geométricas, que foram a delícia de todos.
A atividade foi também realizada na BE do Campo Redondo, com os alunos do 1º ano dessa escola, com os alunos do 1º e 2º anos da escola das Beatas e os alunos do pré-escolar de Santiago.
As turmas do 1º ano do Centro Escolar da Sé, articularam de igual forma com o pré-escolar na BE.
O entusiasmo dos alunos foi notório, pelo que se pode concluir que os objetivos – a promoção do livro e das bibliotecas – assim como o convívio e articulação entre os dois ciclos – foram conseguidos.