A BIBLIOTECA É O TEMPLO DO SABER ...porque a leitura é como a música da imaginação, que nos faz percorrer os caminhos da sabedoria...
19/05/2016
13/05/2016
A PRIMAVERA CHEGOU AO CENTRO ESCOLAR DA SÉ!
O nosso atelier da
BE continua a dar frutos, neste caso, borboletas!
Os alunos divertiram-se a elaborar diversas borboletas, com
materiais recicláveis, para decorar o nosso painel e restantes espaços
escolares.
11/05/2016
DIA MUNDIAL DO LIVRO
No âmbito da comemoração do “Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor”, a equipa da BE reservou uma semana para trabalhar este tema que, a nível mundial, se festejou, no dia 23 de abril.
As atividades programadas para esta semana foram vividas com muita intensidade. Houve um grande envolvimento de todos, patenteado na alegria e vivacidade dos alunos, professores e funcionários.
O livro “Procura-se! Ralfy, o Coelho Ladrão de Livros”, de Emily Mackenzie, foi o escolhido para trabalhar com as turmas do Centro Escolar da Sé.
As atividades programadas para esta semana foram vividas com muita intensidade. Houve um grande envolvimento de todos, patenteado na alegria e vivacidade dos alunos, professores e funcionários.
O livro “Procura-se! Ralfy, o Coelho Ladrão de Livros”, de Emily Mackenzie, foi o escolhido para trabalhar com as turmas do Centro Escolar da Sé.
Aqui deixamos uma pequena sinopse
do livro: “PROCURA-SE!” Viu este coelho? Ele é procurado por suspeita das
seguintes infrações: Fugir sorrateiramente com álbuns ilustrados; Furtar livros
de receitas; Deitar a mão a dicionários; Surripiar romances; Desviar poesia… O
suspeito foi visto pela última vez nas imediações da casa do Artur. Responde
pelo nome de Ralfy (por vezes!). Aproximar-se com cuidado (ou com alfaces e
cenouras). Será que tu nos podes ajudar a encontrá-lo? Juntos iremos parar o
flagelo que é o roubo de livros!
Esta é uma história hilariante
que acompanha as aventuras e desventuras do Ralfy, um coelho cujo amor por
livros o coloca em apuros, e que irá apelar a qualquer criança. Queremos,
apenas, que, tal como o Ralfy, todos adorem livros. Será pedir muito?
Ao longo da semana, com a
contribuição de todas as turmas, elaborou-se um painel, no hall da escola, relacionado com a temática, cujo resultado final, encantou
toda a comunidade escolar, apelando à liberdade proporcionada pela leitura,
potenciando o desenvolvimento da imaginação e motivando para a leitura.
* Álbum de fotos no respetivo menu deste blog.
09/05/2016
Hora da Pequenada (abril) : "Os Ovos Misteriosos"

Durante o mês de abril, todas as turmas do Centro Escolar da Sé, se deslocaram à BE e assistiram à dramatização da história “Os ovos misteriosos”, de Luísa Ducla Soares.
Foi uma atividade muito participada e muito enriquecedora. As crianças demonstraram muita interação com a história, participando ativamente em todas as atividades, desde o teatro de fantoches até à decoração dos ovos.
Contámos, para esta ação, com o apoio das alunas estagiárias da Escola Superior de Educação de Bragança que, depois de terem assistido à dramatização do livro “Os ovos misteriosos”, quiseram mimar a turma JISE1 com a dramatização
da história “Gosto de ti”, de Bénédiete Carboneill.
Foi um momento de agradável descontração que, ludicamente apelou à concretização dos valores e afetos.
14/04/2016
Encontro com escritora Lídia Machado dos Santos
Os alunos, por sua vez, surpreenderam a autora com uma antevisão do conteúdo da obra, presenteando-a com a apresentação de um painel recheado de estrelas mágicas, escritas e muito coloridas.
Lídia Machado dos Santos revelou-se uma contadora de histórias extraordinária e deliciou todos os presentes, envolvendo-os por completo.
A autora autografou os livros adquiridos pelos alunos e professores, não deixando de visitar a Biblioteca do Centro Escolar da Sé.
* Ver álbum de fotos no respetivo menu deste blog.
02/04/2016
“Elos de Leitura .... (clicar para visionar álbum de fotos)
....com a Pequenada”
Foi com grande
animação que os mais pequenos deram início à Semana da Leitura, no dia 14 de
março, pelas 10 horas, na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia.
Um grupo de
alunos da EB1 das Beatas declamou poesia de sua autoria, enquanto que um grupo
de alunos do Jardim de Santiago deu vida a um poema de José Fanha.
Foi desta forma
que os mais pequenos brindaram os maiores com as suas leituras!
....Escola, Interescolas e Instituições vizinhas”
Durante
a Semana da Leitura, sob o lema “Elos de Leitura” foram muitos os momentos em
que a leitura foi a estrela principal, dentro e fora da escola.
Assim, Centro Escolar
da Sé, EB 2 Augusto Moreno, Bombeiros Voluntários de Bragança, Guarda Nacional
Republicana e Policia de Segurança Pública uniram-se em torno da leitura no
quartel dos BVB.
Os
alunos do 1º ano da SE1 foram oferecer leiturar à Câmara Municipal de Bragança.
Os
alunos do 2º ano da SE6 ofereceram leituras no Centro de Emprego e Formação
Profissional, onde contactaram com alunos de diversos cursos.
Leram
textos alusivos a várias profissões, concluindo no final que todas elas merecem
o nosso respeito e atenção. Terminaram a tarde em beleza saboreando as bolachas
confecionadas pelos alunos de um dos cursos ministrados nesta escola.
A
turma de 2º ano da SE5 ofereceu leituras a alunos e professores da EB2 Paulo
Quintela.
As
três turmas ofereceram ainda elos de leitura, por eles construídos em sala de
aula, apelando à leitura.
Uma iniciativa
a repetir-se, agora que os elos foram criados.
“Encontro com…José Fanha” (Clicar para visionar álbum de fotos)

As turmas de 1º
Ano (SE1,SE2,SE3), do Centro Escolar da Sé, juntamente com as turmas BE1 e BE2
da Escola das Beatas, preparam antecipadamente a vinda do escritor José Fanha,
com o apoio da Porto Editora.
Exploraram a
obra “Histórias na Ponta de um sorriso” e escolheram uma das histórias para
apresentar.
No dia 14 pelas
14 horas, todos os alunos receberam o escritor no CESE e interagiram com grande
entusiasmo.
“Conversas com livros à mistura” (Clicar para visionar álbum de fotos)
Foi num
ambiente familiar e descontraído que a Dra Carla Guerreiro falou sobre livros e
leituras com pais, encarregados de educação e professores.
Partilharam-se
experiências, livros, leituras, vivências e expetativas com um objetivo único:
promover a leitura.
“Oferece-nos as tuas palavras avô/avó” (Clicar para visionar álbum de fotos)
Reforçar elos entre avós e netos através da leitura, foi o mote para uma
tarde de muitas leituras, mimos e afetos.
Os
avós aceitaram o desafio e vieram à biblioteca escolar conversar sobre os
netos, as leituras e os afetos. Escolheram textos, contos, poemas e brindaram
os netos com as leituras. Os netos retribuíram com muitos carinho e a entrega
do diploma do melhor avô/avó. Houve ainda espaço para momentos musicais e um
chá quentinho para aquecer ainda mais o coração.
Foi
uma tarde de muita emoção.
“Leituras partilhadas” (Clicar para visionar álbum de fotos)
Na Semana da Leitura viveu-se intensamente a
leitura no Centro Escolar da Sé.
As
turmas prepararam leituras que partilharam entre si, com os alunos do JI, com
professores, assistentes operacionais, famílias e convidados.
Avós
e algumas mães surpreenderam as crianças
com leitura de histórias. Após as leituras, uma mãe fez pinturas faciais dos
temas e personagens das histórias assim como a construção de objetos, usados
pelas personagens (animais, espadas, flores…), utilizando a técnica
“globoflexia”.
Foi
uma semana repleta de leituras, surpresas e emoções.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

















