02/04/2016


Elos de Leitura .... (clicar para visionar álbum de fotos)
 
 
....com a Pequenada 

 
Foi com grande animação que os mais pequenos deram início à Semana da Leitura, no dia 14 de março, pelas 10 horas, na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia.
Um grupo de alunos da EB1 das Beatas declamou poesia de sua autoria, enquanto que um grupo de alunos do Jardim de Santiago deu vida a um poema de José Fanha.
Foi desta forma que os mais pequenos brindaram os maiores com as suas leituras!



....Escola,  Interescolas e Instituições vizinhas”

 

Durante a Semana da Leitura, sob o lema “Elos de Leitura” foram muitos os momentos em que a leitura foi a estrela principal, dentro e fora da escola.
Assim, Centro Escolar da Sé, EB 2 Augusto Moreno, Bombeiros Voluntários de Bragança, Guarda Nacional Republicana e Policia de Segurança Pública uniram-se em torno da leitura no quartel dos BVB.
Os alunos do 1º ano da SE1 foram oferecer leiturar à Câmara Municipal de Bragança.
Os alunos do 2º ano da SE6 ofereceram leituras no Centro de Emprego e Formação Profissional, onde contactaram com alunos de diversos cursos.
Leram textos alusivos a várias profissões, concluindo no final que todas elas merecem o nosso respeito e atenção. Terminaram a tarde em beleza saboreando as bolachas confecionadas pelos alunos de um dos cursos ministrados nesta escola.
A turma de 2º ano da SE5 ofereceu leituras a alunos e professores da EB2 Paulo Quintela.
As três turmas ofereceram ainda elos de leitura, por eles construídos em sala de aula, apelando à leitura.
Uma iniciativa a repetir-se, agora que os elos foram criados.

  
 
“Encontro com…José Fanha” (Clicar para visionar álbum de fotos)

As turmas de 1º Ano (SE1,SE2,SE3), do Centro Escolar da Sé, juntamente com as turmas BE1 e BE2 da Escola das Beatas, preparam antecipadamente a vinda do escritor José Fanha, com o apoio da Porto Editora.
Exploraram a obra “Histórias na Ponta de um sorriso” e escolheram uma das histórias para apresentar.
No dia 14 pelas 14 horas, todos os alunos receberam o escritor no CESE e interagiram com grande entusiasmo.







Conversas com livros à mistura(Clicar para visionar álbum de fotos)

 


Foi num ambiente familiar e descontraído que a Dra Carla Guerreiro falou sobre livros e leituras com pais, encarregados de educação e professores.
Partilharam-se experiências, livros, leituras, vivências e expetativas com um objetivo único: promover a leitura.

 



Oferece-nos as tuas palavras avô/avó”  (Clicar para visionar álbum de fotos)

 


 

Reforçar elos entre avós e netos através da leitura, foi o mote para uma tarde de muitas leituras, mimos e afetos.
Os avós aceitaram o desafio e vieram à biblioteca escolar conversar sobre os netos, as leituras e os afetos. Escolheram textos, contos, poemas e brindaram os netos com as leituras. Os netos retribuíram com muitos carinho e a entrega do diploma do melhor avô/avó. Houve ainda espaço para momentos musicais e um chá quentinho para aquecer ainda mais o coração.
Foi uma tarde de muita emoção.
 
 

Leituras partilhadas(Clicar para visionar álbum de fotos)

 


Na  Semana da Leitura viveu-se intensamente a leitura no Centro Escolar da Sé.
As turmas prepararam leituras que partilharam entre si, com os alunos do JI, com professores, assistentes operacionais, famílias e convidados.
Avós e algumas mães  surpreenderam as crianças com leitura de histórias. Após as leituras, uma mãe fez pinturas faciais dos temas e personagens das histórias assim como a construção de objetos, usados pelas personagens (animais, espadas, flores…), utilizando a técnica “globoflexia”.
Foi uma semana repleta de leituras, surpresas e emoções.

19/02/2016

SEMANA DOS AFETOS 2016

 
 
Cinco dias especiais e diferentes que decorreram de 15 a 19 do corrente mês. A Semana dos Afetos no Centro Escolar da Sé, foi uma semana recheada de diversas e aliciantes atividades, onde os afetos contaram com a participação da comunidade educativa, na decoração dos corações da família.
O atelier da BE deu início aos trabalhos produzindo corações com diferentes materiais, cores, formas e tamanhos que serviram para a decoração da escola. Cada um dos alunos levou para casa um coração para ilustrar com a ajuda dos encarregados de educação para, posteriormente, serem usados na elaboração das “teias dos afetos”. Alunos e professores dedicaram o seu afeto aos colegas e a escola foi ganhando cor.
Em articulação pré-escolar/1º ciclo, realizou-se uma atividade diferenciada onde se trabalharam os vários sentimentos e expressões faciais. O grupo da JI SE3 articulou uma bonita mensagem “Musicada” alusiva ao tema, numa partilha com as turmas do 1º ciclo.
Recebemos, ainda, a visita dos alunos do Jardim de Infância de Santiago que, juntamente com a turma JISE1, participaram nas atividades construindo um grande coração da amizade.
No espaço da BE, todas as turmas do Centro ouviram contar a história “O que é o Amor?” que os levou a descobrir que o amor pode ser muitas coisas e que cada pessoa entende o amor ao seu jeito. A seguir, os alunos foram colocar os corações nas “teias dos afetos”.
Para encerrar a “Semana dosAfetos”, as crianças da Educação Pré-escolar “plantaram” um lindo jardim de corações.      
O sucesso desta semana de atividades só foi possível graças à colaboração e ao envolvimento de todos, a quem a biblioteca escolar não pode deixar de agradecer vivamente. Foi uma semana mágica em que a escola se vestiu de cor e alegria, onde não faltou partilha de afetos e os mais variados mimos.
* Álbum de fotos no respetivo menu deste blog e no face do Centro Escolar (Cesé).

13/02/2016

HORA DA PEQUENADA - "ANIMAÇÃO EM CASA"

As crianças da sala JISE4 divertiram-se muito na BE com a história do Gil, do Romeu e do Cocas, uns amigos muito especiais, que viveram uma aventura engraçada … O Gil, o Romeu e o Cocas são os melhores amigos e vão  ajudar o  Gil a  livrar-se de um grande sarilho, pois não podiam acordar o dono……
Esta história de amizade (Animação em casa), animada com os carinhosos fantoches de dedo, serviram para dramatizar a história, o que fez a delícia da pequenada.


* Álbum de fotos no respetivo menu deste blog ne no face deste Centro Escolar (Cesé).

12/02/2016

HORA DA PEQUENADA - JANEIRO 2016



Começando um novo ano e de regresso às aulas, a BE recebeu, como é habitual cada mês, os alunos da Educação Pré-escolar (as turmas JISE1, JISE2 e JISE3).
Os alunos cantaram as “Janeiras” para saudar o novo ano e estabeleceram-se diálogos sobre a temática dos Reis Magos. 
Por se falar em reis, contou-se a história “A Princesa que bocejava a toda a hora”, de Carmen Gil. Com este livro pretendeu-se, também, trabalhar o tema da amizade. 
No final, a BE presenteou cada turma com uma caixa cheia de ofertas, feitas com materiais recicláveis, para concluírem em sala de aula.
A atividade foi do agrado de todos os participantes.
 
* Álbum de fotos no respetivo menu deste blog e no face do Centro Escolar da Sé (Cesé).