19/02/2016

SEMANA DOS AFETOS 2016

 
 
Cinco dias especiais e diferentes que decorreram de 15 a 19 do corrente mês. A Semana dos Afetos no Centro Escolar da Sé, foi uma semana recheada de diversas e aliciantes atividades, onde os afetos contaram com a participação da comunidade educativa, na decoração dos corações da família.
O atelier da BE deu início aos trabalhos produzindo corações com diferentes materiais, cores, formas e tamanhos que serviram para a decoração da escola. Cada um dos alunos levou para casa um coração para ilustrar com a ajuda dos encarregados de educação para, posteriormente, serem usados na elaboração das “teias dos afetos”. Alunos e professores dedicaram o seu afeto aos colegas e a escola foi ganhando cor.
Em articulação pré-escolar/1º ciclo, realizou-se uma atividade diferenciada onde se trabalharam os vários sentimentos e expressões faciais. O grupo da JI SE3 articulou uma bonita mensagem “Musicada” alusiva ao tema, numa partilha com as turmas do 1º ciclo.
Recebemos, ainda, a visita dos alunos do Jardim de Infância de Santiago que, juntamente com a turma JISE1, participaram nas atividades construindo um grande coração da amizade.
No espaço da BE, todas as turmas do Centro ouviram contar a história “O que é o Amor?” que os levou a descobrir que o amor pode ser muitas coisas e que cada pessoa entende o amor ao seu jeito. A seguir, os alunos foram colocar os corações nas “teias dos afetos”.
Para encerrar a “Semana dosAfetos”, as crianças da Educação Pré-escolar “plantaram” um lindo jardim de corações.      
O sucesso desta semana de atividades só foi possível graças à colaboração e ao envolvimento de todos, a quem a biblioteca escolar não pode deixar de agradecer vivamente. Foi uma semana mágica em que a escola se vestiu de cor e alegria, onde não faltou partilha de afetos e os mais variados mimos.
* Álbum de fotos no respetivo menu deste blog e no face do Centro Escolar (Cesé).

13/02/2016

HORA DA PEQUENADA - "ANIMAÇÃO EM CASA"

As crianças da sala JISE4 divertiram-se muito na BE com a história do Gil, do Romeu e do Cocas, uns amigos muito especiais, que viveram uma aventura engraçada … O Gil, o Romeu e o Cocas são os melhores amigos e vão  ajudar o  Gil a  livrar-se de um grande sarilho, pois não podiam acordar o dono……
Esta história de amizade (Animação em casa), animada com os carinhosos fantoches de dedo, serviram para dramatizar a história, o que fez a delícia da pequenada.


* Álbum de fotos no respetivo menu deste blog ne no face deste Centro Escolar (Cesé).

12/02/2016

HORA DA PEQUENADA - JANEIRO 2016



Começando um novo ano e de regresso às aulas, a BE recebeu, como é habitual cada mês, os alunos da Educação Pré-escolar (as turmas JISE1, JISE2 e JISE3).
Os alunos cantaram as “Janeiras” para saudar o novo ano e estabeleceram-se diálogos sobre a temática dos Reis Magos. 
Por se falar em reis, contou-se a história “A Princesa que bocejava a toda a hora”, de Carmen Gil. Com este livro pretendeu-se, também, trabalhar o tema da amizade. 
No final, a BE presenteou cada turma com uma caixa cheia de ofertas, feitas com materiais recicláveis, para concluírem em sala de aula.
A atividade foi do agrado de todos os participantes.
 
* Álbum de fotos no respetivo menu deste blog e no face do Centro Escolar da Sé (Cesé).

28/01/2016

"Problemática da Segurança na Internet"

Nas Bibliotecas do agrupamento está a decorrer a Semana da Internet Segura 2016 com atividades diversas, na BE ou em sala de aula. A pensar nas familias, as Bibliotecas do agrupamento, organizaram, em conjunto,  a sessão de esclarecimento aberta a toda a comunidade educativa.
 

"SEMANA DA INTERNET SEGURA 2016"



Sendo a família uma célula fundamental da sociedade e sabendo-se que ela enfrenta, hoje em dia, novos perigos para os quais deve estar preparada e saber dar resposta, sentiu-se a necessidade de a acompanhar e a apoiar na orientação e uso dos recursos digitais, nomeadamente da internet, de forma a ser encontrada uma relação equilibrada, na família e na escola, que lhes proporcione bem estar,  harmonia, confiança e segurança.

Assim, com o objetivo de promover a utilização da Internet com segurança, a Biblioteca  do Centro Escolar da Sé e os Prof. TIC, no âmbito da Semana da Internet Segura, que vai decorrer entre 1 e 5 de fevereiro, levam a cabo várias iniciativas, em contexto escolar – sala de aula e biblioteca.
 
 
* Álbum de fotos no respetivo menu deste blog

25/01/2016

ENCONTRO COM O ESCRITOR JOÃO PEDRO MÉSSEDER



No âmbito do encontro com o escritor João Pedro Mésseder, que decorreu, no dia 20 de janeiro, no auditório da Escola Paulo Quintela, os alunos e professores dos 2º anos do Centro Escolar da Sé e da escola de Rebordãos, do Agrupamento Emídio Garcia, levaram a cabo uma série de atividades, explorando algumas das suas obras: “Não venham já ou uma casa virada do avesso”, “O g é um gato enroscado”, “Palavra que voa”, “As histórias de Pedro Malasartes”, “Versos quase matemáticos” e “Eu, Nós e os Outros”.
As obras foram lidas, recontadas, ilustradas e interpretadas por cada uma das turmas participantes. Cada grupo abordou uma obra diferente, dando-lhe o seu cunho pessoal, daí resultando trabalhos muito interessantes e diversificados.
Mésseder, para além de ser um autor conceituado, com vastíssima obra publicada, revelou-se um contador de histórias extraordinárias, envolvendo-nos a todos.
O escritor encerrou a sessão autografando os livros adquiridos pelos alunos e professores a que se seguiu uma visita guiada à Biblioteca do Centro Escolar da Sé.
 
* Álbum de fotos no menu deste blog e no face do Centro Escolar da Sé.

18/01/2016

Encontro com João Pedro Mésseder ....



Um pouco da sua vida.

Fonte (blog.): Netescrit@
O que eu quero é que eles gostem de ler e escrever


João Pedro Mésseder é nome literário, quer dizer, inventado, acrescentando o autor que prefere «nome literário» a «pseudónimo», vá-se lá saber porquê".
 
João Pedro Mésseder nasceu em 1957, no Porto. No seu BI diz que se chama José António Gomes. O autor acrescenta que  "... não teve graça nenhuma, porque onde eu estava bem era na barriga da mãe ... ".
 
Formou-se em Filologia Germânica (Inglês e Alemão) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
 
Parafraseando o autor João Pedro Mésseder, "antes de 1974, era um jovem estudante rebelde: lutava contra o fascismo do Salazar e do Marcelo Caetano, quer dizer, lutava contra a guerra nas colónias de África, contra a existência de presos políticos e contra a falta de liberdade e democracia no nosso país. Cruzando-me com muita, muita gente nas ruas, participei na Revolução do 25 de Abril e esses anos de 1974 e 75 foram os melhores da minha vida".
 
 
Da infância ...até hoje....